Chavantes, quarta-feira, 10 de agosto de 2022 Telefone (14) 3342-9200

Atendimento Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h15m às 11h30m e das 13h30m às 16h45m

Obras - Terça-feira, 23 de Outubro de 2018

Distrito de Irapé 109 anos

Parabéns

Maria Helena Cadamuro do Museu Histórico de Chavantes Adibe Abdo do Rio, homenageia contando um pouco da sua história.

?? “22 de outubro é o aniversário do Irapé! IRAPÉ foi o nome dado para o DISTRITO de Santa Cruz do Rio Pardo, a quem nossas terras pertenciam, que era conhecido como Vila da Cachoeira. 109 anos de Distrito e 132 anos de fundação!Partindo da iniciativa de João Ignácio da Costa Bezerra, que em 1887 perto do Riacho da Cachoeira começou a sua fazenda dedicada a Santa Ana (Santana), conseguiram com o fazendeiro Ermidão (Emigdio Piedade Filho) a doação de um pequeno pedaço de terra, onde, nos braços e na enxada, construíram uma pequena capela batizada com o nome da santa padroeira do dia em que a iniciaram: Nossa Senhora do Rosário. Ao seu redor outros fiéis devotos, à lavoura também chegaram.A terra roxa atraiu fazendeiros como João Batista de Mello Peixoto Junior, filho do senador Mello Piexoto, os portugueses Coronel Manoel Ferreira e seu cunhado Júlio Silva, Azarias Baptista Bueno entre outros.E abriram caminho para lavradores vindos de vários lugares e também imigrantes, italianos, espanhóis, portugueses na sua grande maioria, a procura de um sol, de terra e de trabalho e encontraram no plantio principalmente da alfafa e do café. Aos poucos o comércio se tornou forte na rua principal do Irapé. Sírios, turcos e libaneses com o talento para o comércio aqui vendiam suas mercadorias, de porta em porta como o famoso Mofarrej ou com suas vendas como os Abdo, Abujamra, Bassit, Chequer, Curi, Gabriel, Mansur, entre outros, abasteciam a população do que não podiam plantar nas fazendas. Muitas mercadorias chegavam pelo trem na Estação Ferroviária Chavantes da Estrada de Ferro Sorocabana.A fertilidade da terra trouxe para o Distrito em 1912 o primeiro banco: a Casa Guardadora de Dinheiro e em 1921 o Teatro São José, o primeiro da região.

UFM - 2022

Portal atualizado em: 09/08/2022 17:13:36

Prefeitura Municipal de Chavantes - SP.