De segunda a sexta-feira, das 8h15 às 11h30 e das 13h30 às 16h45

Saúde - Quinta-feira, 26 de Outubro de 2023

Atenção

A disseminação da COVID-19 é semelhante à da gripe, em que o contágio acontece apenas por contato direto com partículas de saliva ou de catarro. A OMS defende que “o vírus causador da Covid-19 é transmitido principalmente por contato com gotículas respiratórias, mais do que pelo ar”. Essas gotas, lançadas por uma pessoa infectada ao tossir, espirrar ou falar, aterrissam sobre os objetos do entorno, de onde passam para as mãos de outras pessoas, que se contagiam, depois, ao tocar os próprios olhos, nariz ou boca.
Use máscara; lavar as mãos com água e sabão em abundância e com frequência; tossir cobrindo a boca e o nariz com o cotovelo flexionado; evitar tocar olhos, nariz e boca; manter distância das demais pessoas, especialmente das que estão com tosse ou febre; evitar cumprimentos com beijos, abraços e aperto de mão; evitar aglomerações; manter distância mínima de um a dois metros de outras pessoas.